Imagem da semana

10 incríveis descobertas científicas nos esperam!

Quase entramos na segunda década do século XXI e ainda esperamos por várias descobertas científicas que poderiam mudar o mundo como o conhecemos. Embora a ciência tenha feito descobertas marcantes nos últimos anos, muitas coisas vistas em filmes de ficção científica e sonhadas por muitos, como a cura para doenças que assolam milhões de pessoas, ainda não aconteceram. Confira a nossa lista de dez eventos científicos que em breve podem se tornar realidade!







Computador DNA:



O material genético que constitui os seres vivos tem uma capacidade incrível de armazenamento de informações. Um miligrama de DNA é capaz de guardar todos os materiais impressos do mundo, por exemplo. Agora imagine um computador com este tipo de armazenamento de imagens, documentos, sons e vídeos, em um espaço minúsculo. Por este motivo, os computadores de DNA são uma das criações mais aguardadas do século, mas que ainda está em sua fase inicial de testes, com protótipos-conceito, apenas.











Base permanente na Lua:



Desde os primeiros passos do homem na Lua, cientistas pensam em colonizar o satélite da Terra. Entretanto, motivos econômicos e técnicos, o projeto nunca foi levado para a frente, mas a agência estadunidense de pesquisas espaciais, a Nasa, tem planos de construir uma base permanente na Lua até 2024. Infelizmente o presidente Obama recentemente vetou o orçamento da Nasa para o retorno a lua. A agência européia, ESA, também tem planos para 2025, mas os projetos são criticados por muitos cientistas, que acreditam que o orçamento das caríssimas missões deveriam ir para projetos diferentes como o nosso item 5 da lista.








Transplante de cabeça:



Esta bizarra cirurgia poderia ser a resposta para praticamente todas as doenças que afetam o corpo humano, fora as da cabeça, que seria implantada no corpo de um doador. Entretanto, pesquisadores ainda não conseguiram desenvolver uma maneira eficiente de ligar a espinha dorsal à nova cabeça – ou seja, o corpo ficaria paraplégico. A cirurgia já foi realizada com algum sucesso em ratos, cães e macacos, e traz à tona questões éticas: se houvesse poucos doadores de órgãos, um corpo inteiro, com vários órgãos saudáveis indo para o transplante de apenas uma pessoa seria um ‘desperdício’, por exemplo.







Energia limpa:



Com todos os problemas trazidos pelo uso de combustíveis fosseis, além do seu custo cada vez mais alto, a criação e o uso exclusivo de tipos de energia limpas se torna cada vez mais importante. Embora o uso de tipos de energia alternativos estejam se tornando mais comum, os combustíveis fosseis ainda correspondem a cerca de 85% de toda a energia usada no planeta. Métodos de energia limpa que já existem são a solar, eólica, geotérmica, e muitas outras, que precisam ser aperfeiçoados para que sejam utilizados em grande escala, substituindo os combustíveis utilizados atualmente. Mas recentes avançam na fusão nuclear podem legar a energia infinita e muito barata.






Cura do Câncer:


O câncer é uma das doenças mais fatais da nossa época, e já tem muitos tratamentos que trazer chances de melhora o faz parecer que a doença se tornará como uma enfermidade crônica ‘gerenciável’ como a diabetes em alguns anos, mas nenhuma cura definitiva. Como o câncer existe em muitas formas diferentes, os tratamentos são variados e muito complexos. A doença mata mais de sete milhões de pessoas todo ano, mas esperamos que o aperfeiçoamento do item 2 da nossa lista possa ajudar a achar uma cura ou tratamentos mais eficientes contra os inúmeros tipos de câncer.







Missão tripulada para Marte:



Levar humanos para Marte é uma obsessão do campo científico já há algum tempo, mas a primeira missão tripulada para o planeta vermelho ainda não aconteceu. A missão poderia obter conhecimentos mais aprofundados sobre o planeta, e muitos especialistas acreditam que uma base permanente em Marte seria mais útil do que na Lua (o nosso item 9!). O problema é que a viagem para o planeta é cem vezes mais longa do que a para o satélite da Terra, e o clima do planeta é bastante diferente e de difícil adaptação para as naves espaciais. A Nasa e a agência européia pretendem mandar missões para o planeta vermelho até 2030, enquanto a agência espacial russa tem planos de mandar a primeira missão tripulada para lá em 2020.





Elevador espacial:


É claro que nós preferimos enviar coisas para o espaço através de um canhão espacial, mas um elevador espacial funcionaria como uma ligação melhor entre a Terra e as naves espaciais, e facilitaria muito as viagens ao espaço. Os planos de criação da construção variam, mas geralmente o enorme elevador seria construído e ligado a estações espaciais em órbita, funcionando como um meio de transporte de humanos e carga, facilitando e barateando as viagens. Os planos para a construção do elevador são para o início da década de 30.




Teoria de tudo:


Esta teoria da física explicaria a ligação entre as quatro forças fundamentais conhecidas atualmente: a eletromagnética, a força nuclear fraca, a força nuclear forte e a gravidade. A teoria das supercordas explica os princípios básicos da natureza, mas a teoria de tudo seria um grande pulo nos conhecimentos humanos sobre a física.





Nanomedicima:



A nanotecnologia tem o potencial de modificar o conhecimento humanos sobre varias áreas do conhecimento, mas uma das suas maiores contribuições pode ser à medicina, área em que suas aplicações são praticamente infinitas. As nanomoléculas podem carregar medicamentos com capacidade de destruir células cancerosas – e apenas estas células seriam afetadas, sem causar danos ao resto do corpo, como os tratamentos tradicionais. Técnicas avançadas podem utilizar as nanopartículas com medicamentos específicos para algumas partes do corpo, e nanorobôs funcionais (como estes criados recentemente) podem ser usados para realizar cirurgias delicadíssimas, além de destruir células e bactérias especificas. A nanomedicina ainda está dando os primeiros passos, mas a sua evolução poderá ser uma das maiores criações e avanços da medicina deste século.





Viagem ao centro da Terra:



Você já deve ter visto muitos filmes de ficção cientifica que chegavam ao centro da Terra, mas, na realidade, nunca chegamos lá. Uma jornada ao centro do planeta é difícil devido à pressão no local, porque, afinal, todo o peso da Terra está lá – e não conhecemos nenhuma substancia que consiga manter a sua forma em pressões tão altas. Atualmente o maior buraco feito pelo homem é cerca de 0,2% do tamanho total que teria que ter para atingir o centro da Terra, onde poderíamos encontrar um meio de energia limpa quase inesgotável.









Terremoto do Chile teve 8,8 graus na escala Richter

Santiago do Chile, 27 fev (EFE).- O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) elevou para de 8,3 para 8,8 graus na escala Richter a magnitude do terremoto registrado hoje, com epicentro no mar, a 59,4 quilômetros da costa central do Chile.
Centro de Advertência de Tsunami para o Pacífico dos Estados Unidos emitiu um alerta para o Chile e Peru, além de ter indicado "grau de vigilância" para Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Antártida.
A observação do nível do mar indica que o tsunami foi gerado. Pode ser mais destrutivo no litoral nos locais próximos ao epicentro do terremoto e pode ser considerado também uma ameaça para costas mais distantes", explica o site do NOAA.
As autoridades chilenas confirmaram que pelo menos seis pessoas morreram devido ao terremoto, e admitem que o número pode ser maior.
O tremor teve duração de um minuto, e foi sentido em Santiago, a 317 quilômetros do epicentro, e em regiões de norte a sul do Chile, além de várias partes da Argentina. EFE
SÃO PAULO - O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo receberam chamados durante a madrugada deste sábado para verificar a ocorrência de pequenos tremores em vários bairros da capital paulista, em decorrência do terremoto de mais de 8 graus na escala Richter que atingiu o Chile hoje.
Segundo informações das corporações, moradoras de Tatuapé e Mooca, na zona leste de São Paulo; Bela Vista, na região central da cidade, e da Avenida Paulista procuraram a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para comunicar tremores. "Algumas pessoas ligaram, mas não houve registro de danos nem de feridos", afirmou o soldado da PM Vladimir Soares, da sala de estação do Corpo de Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros informou ainda que foi chamado para verificar efeitos de um tremor rápido em um prédio localizado na Rua Brigadeiro Tobias, no Centro da cidade. Uma equipe foi deslocada para o local, mas não constatou abalos na estrutura do imóvel.
Mais de 50 pessoas morreram em decorrência do terremoto que atingiu nesta madrugada a região central do Chile, informaram fontes do Comitê de Emergência. A presidente do país, Michelle Bachelet, avalia a possibilidade de declarar zona catastrófica a região do Maule, Bio Bio e Araucania.
Bachelet pediu calma à população e anunciou que às 6h locais (mesmo horário em Brasília) começaria uma reunião do comitê estratégico nacional para analisar a situação. A presidente informou que foram enviadas equipes às regiões de Maule, Biobío e Araucanía, todas no sul do país, onde as comunicações não estão ainda normalizadas. Além disso, ela recomendou à população que usem seus carros só em caso de necessidade.

Animais raros

Ciêntístas australianos e desocupados estão catalogando espécies raras de criaturas jamais vistas pelo homem. De acordo com estudos é provável que ainda existam centenas de criaturas como essas que ainda não foram catalogadas, já os mais céticos afirmam que tais seres só existiriam em Pandora mesmo.









Tartaruga carnívora do Pacífico





Lesma diabética da França















Perereca do Bope dos morros carioca






















Pinguim chifrudo da Antartida












Pikachú (tá esse é sacanagem)









Perereca vermelhinha (delícia)













Jacaré de morango do Pantanal











Planta carnívora de Itú









Esquilo com sindrome de Harlequim (kkkkkkkkk)










Coelho Carmem Miranda de Porugal












Flamingo Carmem Miranda de portugal










porco espinho de maxixe de Alagoas










Peixe boiringela da Africa










Ema rosa de saron (kkkkkkkkkkkkk)










Piranha serra dágua de Rorâima








Coelho seco do Saara









Castor abacaxi do Paraguai









Capivara repolho e leitão gira-sol de Alagoas








Jacaré toco de Curitiba








Cobra pipoca (encontrada camuflada em milharais)










Tartaruga seca do novo méxico










Canário Cítrico da Argentina











Lagarto maxixe da Bahia










Macaco mentiroso de Hong Kong









Sapuva da Itália












Cavalo samambaia de São Paulo











Pinguin pêra da Patagônia










Peixe abobrinha (encontrado no Rio Amazonas)








Pinto peludo do Leste europeu










Cobra nanica do Rio Grande do Sul









Elefante musgo (parente do elefante caule) das savanas africanas










Poodle bola da França










Galo fresco do Rio Grande do Sul










Ovelha couve de Minas Gerais










Escaravelho tira-gosto da Polônia









Cão-castanha da Alemanha










Rato kiwi da Bahia










Tucano nariz de banana da Amazônia









Peixe melancia (ou peixe de semente) de Goiás










Jibóia de pau-duro do Rio Grande do Sul










Joaninha ferrero rochê de Catanduvas








Galo tropical do Equador










Porco espinho gay da Jamaica











Joaninha de morango de Portugal











Golfinho banana do Havaí










Cogumelo cabeça-de-pinto (afrodisíaco) das ilhas virgens











Peixe limão (também conhecido como limão de pescada) do Pantanal












Caramujo diet (parente da Lesma jujuba)













Peixe abacaxi da Indonésia











Zebra aguada do Paraná (da mesma espécie da zebra de água salgada)











Lagarto repolho do Cairo










Gato espinho do México










Elefante pé-de-caule (vive e morre exatamente aonde nasce)












Rinoceronte matusalém do Egito (estudos comprovam que espécie pode viver por mais de 500 anos)










Cobra vegetariana do Japão












Morcego manga do Congo












Tartaruga escalpelada do Himalaia









Lagarto desidratado do Nordeste










Sapo gengibre de Curitiba










Aranha cebola da Macedônia











Banana pacu (sucesso em lojas pet gays)










Dente de Leão (o legítimo)











Gato alado de Santa Catarina










Leitãozinho de água doce

Pinguim siberiano

Lebre mal-humorada

e Dalmata de rapina

(todos da Groelândia)









Cão split da Coréia do Norte








Perereca descascada (encontrada em plantações de laranjas)










Ornintorrinco da Malásia












Cãovalo do Tocantins











Orango dog do Sudão












E uma fêmea de Pangarégasus.











Olha só, outro registro da Zebra obesa!










Vaca geográfica da Suíça












Tartaruga carnívora do Pacífico












Calangu arretado do Ceará








Cão girafa do Norte da Tailândia










Perererca vermelhinha (essa espécie eu já conhecia)










Dobermam chinês











elefante australiano







elefante siberiano








Jacaré desnutrido da Angola









Zebra obesa da Africa









Coruja saltitante do Rio Grande do Sul










Borboleta de Madagascár










Perereca Radioativa da União Soviética









Lagartixa de Itú










Zebra de água salgada da Fórida











Canguru sem bolsa de São Paulo









Esquilo aéreo dos EUA








Pangarégasus do Ceará









Galo parrudo de florianópolis










Vira-lata-rato-que-avua de São Paulo










Canário napolitano de Londrina Paraná










Pastor beija-flor, encontrado do norte do Canadá








Hiena jumenta da Arábia saudita











Husky coleirinha do Mato Grosso do Sul











Pardal fucinho de garrafa: espécie encontrada em Pernambuco












Gavião gordo das filipinas










Peixe maça-do-amor: encontrado na Baia da astrália










Papagaio de papo amarelo: interior do Amazônas











Macaco morsa: encontrado no mar mediterrâneo






Fala sério, nem o Discovery channel e o Ibama juntos conseguiram catalogar tantas espécies raras. Espero que tenham gostado dessa postagem. até semana que vem!