Que isso não é nenhuma novidade, todos já sabiam, mas agora foi provado cientificamente. O cérebro dos apaixonados tem um mecanismo anti adultério.
Cientístas da Universidade da Flórida acabam de descobrir que a coisa pode ir muito mais além:
O amor torna o cérebro humano literalmente incapaz de prestar atenção em rostos mais bonitos. Os pesquisadores fizeram um estudo para medir a atenção de 113 homens e mulheres, que foram expostos a fotos de pessoas lindas (e outras não tão lindas assim). Metade dos voluntários teve de escrever, antes da experiência, um pequeno texto falando sobre o amor que tinham por seus parceiros.
A outra metade fez uma redação genérica, sobre a felicidade, em seguida, as fotos foram exibidas - com os olhos dos voluntários monitorados por um computador.
Quem tinha escrito e pensado em amor passou a ignorar as imagens de pessoas bonitas, seus olhos não se fixavam sobre as fotos.
E essa rejeição só acontecia com as fotos de pessoas bonitas, e com as imagens de pessoas comuns não havia diferença.
Segundo os cientístas, isso acontece porque quando as pessoas pensam em amor, seu neocórtex passam a repelir pessoas atraentes que são tentedoras e tem mais chances de levar alguém ao adultério. O mais impressionante é que entre homens, esse mecanismo antitraição é 4 veze mais forte do que nas mulheres.
Os cientístas especulam que ele teria se desenvolvido, ao longo da evolução, para ajudar os machos a se manterem monogâmicos.
Com certeza esse há um grande benefício evolutivo em uma relação monogãmica, e o organismo leva isso em conta. dizem os pesquisadores.