Nossa viagem começa pelas raízes mais profundas do ocultismo ligadas ao Rock, até aquelas banda que se utilizam de uma "fachada do mal" e algumas bandas que achavam o ocultismo, pura brincadeira.
Aleister Crowley (1875-1947) O mais famoso ocultista da história: fundou seitas, fundou religiões pagãs e escreveu livros sobre magia, demônios e poderes ocultos. Crowley era britânico e influênciou artístas, incluindo roqueiros, até após sua morte, especialmente nos anos 70. O lema "faz o que tú queres..." da religião Telema, criado por ele, é um hit até hoje.
Robert Johnson (1911-1938) Foi uma das primeiras estrelas do blues, que é uma das raízes do Rock, e lançou a figura do músico amigado com o Diabo. Reza a lenda, que Johnson foi a uma encruzilhada, á meia-noite, entregar sua guitarra para o capeta "dar uma afinada" se é que você me entende...e, esse seria o segredo do seu sucesso, cujo preço, teria sido sua morte prematura aos 27 anos.
Anton Lavey (1930-1997) Fundou a igreja satanista em 1966. Mas alto lá: ele e seus seguidores sempre disseram que não adoravam a Lúcifer. O termo "satanista" viria da palavra "Satã", que significa "oponente", e a idéia era ter uma religião baseada no eu. Lavey estudava a obra de Crowley e fazia rituais de magia vestido de diabinho e usando mulheres nuas como altar.
Descrevia a si mesmo como "o diretor mais monstruoso underground" Seus curtas artísticos abordavam temas como homossexualidade, satanismo e paganismo. Seguidor do Telema de Crowley, Anger trabalhou com Mick Jagger e Jimmy Page, das bandas Rlling Stones e Led Zeppelin, respectivamente. Também foi colega do polêmico Anton Lavey
Amigos ocultos
(poucos roqueiros levaram o ocultismo tão a sério)
Raul Seixas (1945-1989) encontrou no escritor Paulo Coelho um parceiro musical e ocultista. Ambos seguiam e divulgavam os ensinamentos de Aliester Crowley. Um dos maiores hits do Raul "Sociedade Alternativa" faz até referência á Telema com o verso "faz o que tu queres, pois é tudo da lei" lema da religião criada por Crowley.
David Bowie (1947) Interessou-se por Aleister Crowley nos anos 70, e fez várias letras com alusões ao ocultista. Depois aderiu ao esoterismo da cabala, pintando circulos de proteção pelas paredes e nas mãos dos amigos. Ao descobrir os laços de Jimmy Page com o oculto, tentou superá-lo dizendo estar envolvido com magia tibetana "o lado negro do budismo"
Led Zeppelin (1968) Vários discos da bandaestampavam símbolos e temas ocultistas, incluindo o lema "faz o que tu queres, pois tudo é da lei" O mais envolvido foi o guitarrista Jimmy Page, que até comprou uma ex-casa de campo de Aleister Crowley. Nos anos 70, Page entrou numa rixa com David Bowie para ver quem manjava mais de magia e ocultismo.
Essa... nem o palhaço do Satanás sabia...