Dando contínuidade a série "Deu a louca na natureza"

Conheça os fenômenos mais bizarros da natureza com o elemento água:










Cascata de sangue
No meio da paisagem branca, cheia de neve. A geleira Taylor na Antártida despeja um misterioso filete de agua alaranjada em um lago vizinho. A causa do efeito é produzido por uma formação geológica rara que aprisionou uma colônia de bactérias de várias espécies em um reservatório sob o gelo que se formou a milhões de anos, quando o nível do mar estava mais alto.




Escultura exóticaUm gêiser localizado em Fly Ranch, nos Estados Unidos, despeja água superquente e forma pequenas esculturas. A causa disso é que o Gêiser sofreu uma perfuração feita por uma empresa que queria explorar seu potencial energético. A água quente trouxe sedimentos, que se acumularam e formaram esculturas, e suas cores são produzidas pelas algas termofílicas (que curtem calor) grudadas na pedra.





Chuva de sapo

Chuvas de sapo não são apenas cenas de filmes como Magnólia e nem coisa da Bíblia. Elas acontecem mesmo!.Em Ishikawa, no Japão rolou uma chuva dessas em junho de 2009. Esse tipo de chuva ocorre devido a uma intensa tempestade seguida de tornado, esse tipo de tempestade com muito vento pode ser de alta ou baixa intensidade. Quando o rdemoinho passa por um pântano ou um lago, ele suga os animais para cima, essa coleta é arremessada dentro de nuvens que em seguida, despejam os bichos junto com a chuva.



Mar acesoEm alguns trechos do oceano, a superfície da água fica iluminada á noite, como se houvesse várias lâmpadas azuis submaersas apontadas para cima, e não é história de pescador, e, 2005 uma foto de satélite mostrou uma área brilhante no oceano Ìndico dez vezes maior que a cidade de São Paulo. Esse brilho é produzido por uma colônia de bactérias marinhas de espécie Vibrio Harveyi




O buraco é mais embaixo....

No litoral da américa Central, os merguladores piram com cavernas vertcais submarinas, algumas com mais de 300 metros de profundidade. Há milhares de anos, o nível do mae ficava centenas de metros abaixo do atual. Quando a água voltou a subir, ela dissolveu pedaços das montanhas. Os mais frágeis desmoronaram formando os buracos.






Gotas vermelhas

De julho a setembro de 2001, os habitantes de Kerala, na Ìndia,foram surpreendidos por um fenômeno bem estanho: a chuvas que caíam tinham a água vermelha!. Várias interpretações foram feitas pelos cientistas, mas a mais aceita atribuiu o vermelho da chuva a esporos (sementes microscópicas) de algas do gênero Trentepholia, que infestam as florestas da região.

Não percam as outras duas partes restantes da matéria sobre os estranhos fenômenos naturais! Ainda faltam dois elementos: terra e ar!

Essa eu vi no... "Revista mundo estranho: ed.101"