Imagem da semana

Tragédia no Rio (conteúdo completo)

Conteúdo baseado em informações da polícia, videos de segurança, e relatos de testemunhas.





Na quinta feira(7) por volta das 8h, Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos, chega bem vestido á escola, ele portava uma mochila com dois revólveres calibre 38 além de muita munição.
Alegando que iria buscar o histórico escolar que havia solicitado na secretaria uma semana antes, ele dirige-se á secretaria pega o documento e pergunta se pode ir falar com uma professora conhecida na sala de leitura, no primeiro andar e após uma breve conversa a professora é chamada na sala da coordenadora.
Wellington vai á sala ao lado entra sem pedir lincença e diz que está ali para dar uma palestra, saca as duas armas e dispara contra os alunos., um deles mesmo ferido consegue fugir. Muitos estudantes fogem pelo corredor durante os disparos, o atirados deixa ali uma bolsa e segue em frente onde executa novos disparos.
Já na rua o garoto ferido da primeira sala corre até uma via próxima a escola e pede socorro ao Sargento da Policia Militar Márcio Alves, que participava de uma operação de blitz contra transporte irregular.
No corredor Wllington usa uma peça profissional para recarregar as armas mais rápido, ele faz isso pelo menos umas quatros vezes, levando a munição em um cinto no total ele executa pelo menos 60 disparos.
No corredor Wellington percebe a presença do policia, ele corre em direção á escada que leva em direção ao terceiro andar, e depois da troca de tiros wellington é alvejado na perna.
Acuado ele anuncia que vai se matar e dispara contra a cabeça, as armas e o cinto ainda continham munição para mais 25 disparos.
Ao todo foram 12 mortos, 10 meninas e 2 meninos e 13 feridos 10 meninas e 3 meninos








quem era o atirador:


Calado e introvertido. Assim o atirador Wellington Menezes de Oliveira, 23, que atacou alunos de uma escola municipal do Rio nesta quinta-feira foi descrito por um ex-colega de trabalho, que pediu anonimato.
Oliveira trabalhou na unidade industrial da Rica Alimentos entre fevereiro de 2008 a agosto de 2010. Foi demitido por "baixa produtividade", segundo o mesmo funcionário. Ele entrou na empresa como auxiliar de serviços gerais, e foi promovido dois anos depois a auxiliar de almoxarifado.
A partir daí, segundo o ex-companheiro de trabalho, o desempenho profissional do atirador caiu bruscamente, à medida em que a nova função exigia mais responsabilidade. Seis meses depois, acabou sendo demitido.
"Era uma pessoa extremamente tímida. Mesmo nos eventos sociais, ele mostrava distância, pouco interagia com os colegas, de uma forma meio autista mesmo", afirmou o funcionário da empresa.
Depois que foi demitido, o atirador não voltou mais à empresa nem fez qualquer contato telefônico. Os funcionários da Rica que trabalharam com Oliveira ficaram
estarrecidos, segundo o funcionário que conversou com a reportagem.
Não tem como não pensar que ele poderia ter vindo aqui. Mas nunca íamos imaginar. Ele tinha uma aparência inofensiva, era franzino. Nunca demonstrou qualquer reação violenta aqui", relatou.





A carta de suicídio :

“Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida eterna.”
"Eu deixei uma casa em Sepetiba da qual nenhum familiar precisa, existem instituições pobres, financiadas por pessoas generosas que cuidam de animais abandonados, eu quero que esse espaço onde eu passei meus últimos meses seja doado a uma dessas instituições, pois os animais são seres muito desprezados e precisam muito mais de proteção e carinho do que os seres humanos que possuem a vantagem de poder se comunicar, trabalhar para se alimentarem, por isso, os que se apropriarem de minha casa, eu peço por favor que tenham bom senso e cumpram o meu pedido, por cumprindo o meu pedido, automaticamente estarão cumprindo a vontade dos pais que desejavam passar esse imóvel para meu nome e todos sabem disso, senão cumprirem meu pedido, automaticamente estarão desrespeitando a vontade dos pais, o que prova que vocês não tem nenhuma consideração pelos nossos pais que já dormem, eu acredito que todos vocês tenham alguma consideração pelos nossos pais, provem isso fazendo o que eu pedi."




Video gravado por Wellington dois dias antes do crime:

Tragédia no Rio (Reflexão)


Dia 7 de abril de 2001, um dia de tristeza e de dor que vai ficar marcado na mente de cada um de nós como um dia em que inocêntes tiveram suas vidas interrompidas, um dia em que famílias foram destruídas.... um dia de violência.
O que mais pode se dizer que um homem que invade uma escola e descarregada suas armas a esmo na direção de crianças? um monstro? um fanático religioso perturbado? tamanha brutalidade, jamais poderá ser explicada. A última coisa em que penso agora, é na classificação desse maníaco, só penso nessas famílias desfeitas e nas vítimas. Adolescêntes que levantaram de suas camas... assim como eu fiz nessa manhã de quinta feira... que se despediram de suas mães antes de sairem de casa.... assim como eu faço todas as manhãs... mas que não retornaram ás suas casas, não passaram desse dia.
Que Deus conforte o coração desses pessoas que perderam filhos, netos, sobrinhos... enfim, elas perderam uma parte de si nesse dia.

Câncer surgiu a 1 bilhão de anos

Cada vez mais gente tem câncer segundodo a Organização Mundial de Saúde, o número de casos vai crescer 50% até o final da década. Conseqüência do estilo de vida moderno. Mas um novo estudo sugere que o câncer, na verdade, pode ter origens remotas - em criaturas muito antigas, os metazoários, que existiram há aproximadamente 1 bilhão de anos. Naquela época, as formas de vida mais sofisticadas eram meros agrupamentos de células, praticamente iguais e com um único objetivo de se reproduzir a qualquer custo. Esse comportamento é extremamente parecido com os do tumores cujas células apresentam pouca diferenciação de funções e se multiplicam de forma descontrolada. Os cientistas acreditam que. como o ser humano evoluiu a partir dos metazoários, o câncer é provocado por resíduos do DNA deles: fragmentos genéticos de 1 bilhão de anos atrás, que estão dentro das nossas células e voltam a vida na forma de tumor. "O aparecimento de tumores no corpo é uma manisfetação do metazoário que existe dentro de nós",diz o estudo assinado por Paul Davis e Charles lineweaver, da Universidade do Arizona e da Universidade Nacional da Austrália. A má notícia e que se existe há 1 bilhão de anos, o câncer teve tempo para desenvolver táticas de sobrevivência. "Ele tem muitas habilidades, que não podem ser explicadas somente por sua eventual evolução dentro do corpo (do paciênte)",diz Lineweaver. A boa notícia é que, desvendando a origem dos tumores, será´possível enfrentá-lo melhor. "Conhecendo as armas do inimigo, a batalha fica muito mais fácil"






Artigo extraído da revista Superinteressante: ed.290 Abr/2011