É um ácaro que carrega até 180 vezes o próprio peso - é como se um homem erguesse 80 toneladas. O segredo da força de artópodes,como ácaros, besouros, formigas e aranhas (veja abaixo), está na anatomia. Todos eles têm muitas fibras musculares,além de um esqueleto formado externo, ou exoesqueleto, formado de quitina, um material muito resistente.
Para reforçar, o sistema vascular aberto permite que a hemolinfa (o sangue deles) circule livremente pelo corpo, irrigando as articulações com mais eficiência. Ah,só para esclarecer, elegi o Archegozetes longisetotus (nome científico do ácaro fortão) por ser o animal que levanta a carga mais pesada em relação a sua massa. Num ranking de força bruta, nenhum bicho terrestre bate o elefante, que move até 5 toneladas.
Ou seja, considerando o peso carregado em relação á massa corporal, o elefante perde até para insetos.




Elefante Africano:


O animal terrestre mais forte da terra, puxa troncos de árvore com a tromba e remove rochas do caminho. Atinge até 25km/h o que também dá uma medida de sua força.






Zydrunas Savickas:


O lituano de 175kg aí em cima é considerado o homem mais forte do mundo pela Federação Internacional de Atletismo de Força (IFSA). O bombadão já chegou a suspender 407kg.




Águia-coroada:


A ave de rapina mais veloz da África usa suas afiadas garras para matar macacos e outros mamíferos. É capaz de suspender, em voo, antílopes com mais de 30kg.






Aranha de alçapão:


Com seu corpo, bloqueia e proteje seu ninho de predadores. Sua força corresponde a de um homem bloqueando a porta empurrada por um jatinho.






Formiga Saúva:


Em relação ao homem, podem carregar 20 vezes seu próprio peso, ou seja, para um homem de uns 70kg ele poderia carregar quase uma tonelada e meia.
São acostumadas a carregar pedaços de folhas, sementes, insetos e outros objetos muito maiores e mais pesados do que elas próprias.







Besouro rinoceronte:


Suporta 850 vezes seu próprio peso, para um homem seria 60 toneladas, ele usa sua força para tudo desde conseguir comida até enfrentar predadores, e cavar buracos, além de contar com chifres.






Ácaro:


Experiências feitas por cientistas alemães revelaram a força descomunal desse bicho microscópico, que vive em nossos colchões e travesseiros. E podem levantar grãos de areia. o que seria para um homem, levantar 80 toneladas.