Com a estreia do badalado seriado The Walking Dead (terças, 22h, FOX), que chegou a levar atores maquiados para as ruas das principais cidades do mundo, os zumbis são as novas criaturas da moda. Montamos uma lista com dez dos filmes de zumbi mais marcantes da história do cinema. Coisa de provocar pesadelos e fazer você gritar? “Céeeerebrooo!”

Confira a nossa seleção e nos conte qual mais você incluiria na lista:





A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead, 1968) – George Romero estreiou o gênero zombie movie com o filme que mostra umm satélite com radiação extra-terrestre caindo na Terra e ressucitando os mortos recentemente enterrados, que começam a atacar os vivos. Um grupo de pessoas se abriga em uma casa isolada para escapar dos comedores de gente enquanto esperam por um resgate.




Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead, 1978) – mais um filme de George Romero, mostra um grupo de humanos que se refugia em um shopping center abandonado, na tentativa de se manter a salvo da infestação de zumbis que domina o mundo. Logo começa a faltar alimento e munição e os mortos-vivos estão prestes a atacar.





Fome Animal (Dead Alive, 1992) – nesta comédia de Peter Jackson mulher é mordida por um macaco-rato de Sumatra, adoece e morre, mas volta como zumbi, matando e comendo animais e pessoas. Seu filho tenta esconder o fato, mas a peste acaba se alastrando rapidamente.





Extermínio (28 Days Later, 2002) – um grupo de ativistas invade um laboratório de testes com animais e liberta um grupo de chimpanzés infectados que depois de soltos atacam todos à sua volta. Vinte e oito dias depois, um homem acorda de um coma num hospital e encontra tudo mudado, não há pessoas nas ruas, apenas com zumbis monstruosos. Ele encontra outros sobreviventes que se uniram pela sobrevivência.





Resident Evil – O Hóspede Maldito (Resident Evil, 2002) – primeiro filme baseado na famosa série de games, mostra uma militar cuja unidade é destacada para investigar um acidente num poderoso laboratório farmacêutico. Eles encontram os funcionários transformados em zumbis e controlados pelo computador central da corporação.





Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead, 2004) – remake do clássico de George Romero, o diretor Zack Snyder mostra uma mulher sendo atacada por uma legião de mortos-vivos. Ela se une a um pequeno grupo de sobreviventes, que se refugiam num shopping center.





Fido, O Mascote (Fido, 2006) – depois da Terra passar por uma nuvem de poeira cósmica, os mortos ressucitam com fome de sangue, mas cientistas inventam uma coleira para tornar dóceis os zumbis sedentos de sangue. Os mortos-vivos passaram a ser utilizados para trabalhos braçais, como jardineiros, copeiros e até mesmo animais de estimação.





Eu Sou a Lenda (I am Legend, 2007) - embora os mais tradicionais digam que não se trata de um zombie movie, o vírus que dizimou toda a população da Terra ou os transformou em seres perigosos que atacam os humanos quando anoitece pode ser bastante assustador. Um cientista procura por outros sobreviventes durante o dia ao mesmo tempo que tenta descobrir a cura para o vírus.





Mangue Negro (Mangue Negro, 2008) – o representante nacional conseguiu com um orçamento modesto bater muitas produções gringas. Mostra uma comunidade de pescadores sendo invadida por terríveis criaturas sendentas de carne humana.





Zumbilândia (Zombieland, 2009) - a população contrai um vírus, que as transforma em zumbis com a mesma aparência dos mortos -vivos tradicionais que dominam os EUA. Um grupo formado por um universitário, um cara durão e duas irmãs acabam se unem em busca de um lugar seguro.