Santiago do Chile, 27 fev (EFE).- O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS) elevou para de 8,3 para 8,8 graus na escala Richter a magnitude do terremoto registrado hoje, com epicentro no mar, a 59,4 quilômetros da costa central do Chile.
Centro de Advertência de Tsunami para o Pacífico dos Estados Unidos emitiu um alerta para o Chile e Peru, além de ter indicado "grau de vigilância" para Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e Antártida.
A observação do nível do mar indica que o tsunami foi gerado. Pode ser mais destrutivo no litoral nos locais próximos ao epicentro do terremoto e pode ser considerado também uma ameaça para costas mais distantes", explica o site do NOAA.
As autoridades chilenas confirmaram que pelo menos seis pessoas morreram devido ao terremoto, e admitem que o número pode ser maior.
O tremor teve duração de um minuto, e foi sentido em Santiago, a 317 quilômetros do epicentro, e em regiões de norte a sul do Chile, além de várias partes da Argentina. EFE
SÃO PAULO - O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo receberam chamados durante a madrugada deste sábado para verificar a ocorrência de pequenos tremores em vários bairros da capital paulista, em decorrência do terremoto de mais de 8 graus na escala Richter que atingiu o Chile hoje.
Segundo informações das corporações, moradoras de Tatuapé e Mooca, na zona leste de São Paulo; Bela Vista, na região central da cidade, e da Avenida Paulista procuraram a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para comunicar tremores. "Algumas pessoas ligaram, mas não houve registro de danos nem de feridos", afirmou o soldado da PM Vladimir Soares, da sala de estação do Corpo de Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros informou ainda que foi chamado para verificar efeitos de um tremor rápido em um prédio localizado na Rua Brigadeiro Tobias, no Centro da cidade. Uma equipe foi deslocada para o local, mas não constatou abalos na estrutura do imóvel.
Mais de 50 pessoas morreram em decorrência do terremoto que atingiu nesta madrugada a região central do Chile, informaram fontes do Comitê de Emergência. A presidente do país, Michelle Bachelet, avalia a possibilidade de declarar zona catastrófica a região do Maule, Bio Bio e Araucania.
Bachelet pediu calma à população e anunciou que às 6h locais (mesmo horário em Brasília) começaria uma reunião do comitê estratégico nacional para analisar a situação. A presidente informou que foram enviadas equipes às regiões de Maule, Biobío e Araucanía, todas no sul do país, onde as comunicações não estão ainda normalizadas. Além disso, ela recomendou à população que usem seus carros só em caso de necessidade.