Imagem da semana
Pouco se sabe sobre Jesus além do que está escrito nos evangelhos. Há pouquíssimas fontes não bíblicas sobre Cristo e seus cristãos.
O historiador romano Tácito refere-se aos cristãos em seus anais ''Cristãos são os seguidores de um certo Cristo, que sob o principado de Tibério, foi condenado ao suplício pelo procurador Pôncio Pilatos''.
Seutônio narra A vida dos doze césares ''Cláudio expulsou de Roma os judeos que, por instigação de Cresto (Cristo?), não cessavam de provocar tumúltos''.
Plínio, o moço, descreve os cristãos como ''seguidores de uma grosseira supertição, que se reuniam para glorificar Cristo, como se ele fosse um Deus.
Fávio Josefo, historiador judeu, menciona rapidamente ''o julgamento e apedrejamento de Tiago, irmão de Jesus, o assim chamado Cristo''
O homem Jesus foi um camponês da Palestina, que empregava freqüentemente em sua pregação, parábolas ligadas a agricultura (os lírios do campo, separar o joio do trigo).
Os evangélhos de Mateus e Lucas afirmam que Jesus nasceu perto do fim do reino de Herodes, governador da Palestina. Acontece que Herodes morreu no ano 4 A.C. Isso significa que Cristo nasceu antes de Cristo!
A teoria mais aceita hoje é que Cristo nasceu no ano 7 A.C (?) na cidade de Nazaré, e não em Belém, como afirmam os evangelhos.
Seus discípulos acreditavam ser ele o messias anunciado nas escrituras sagradas. De acordo com os evangelhos, realizou 31 milagres durante sua pregação, incluindo curas e exorcismos.
A pregação de Cristo foi vista como uma provocação pelas autoridades judáicas.
Caifás, o sumo sacerdote do templo de Jerusalém, ordenou a prisão de Cristo, que foi condenado ao suplício na cruz, sob a acusação de insurreição e blasfêmia, provavelmente no dia 7 de abril de 30. Teria então 36 anos.
O dia 25 de dezembro foi fixado como a data do nascimento de Cristo no ano 525 pelo papa JoãoI. Nesta época, eram muito populares nas províncias romanas as Saturnais, festas de origem pagã, que eram celebradas nesta época. A igreja católica desejava aproveitar a popularidade da data como um meio de atrair mais adeptos para a religião.
Não se sabe a data verdadeira do nascimento de Cristo.
0 comentários:
Postar um comentário